A mamã a cozinhar, 1#

Quem se lembra de passar uma tarde na cozinha da sua mãe a preparar um bolo de aniversário?
Acho que é uma tradição tão gira e que, com esta nova moda dos Cakedesign está a cair em completo desuso... E é uma pena porque aqueles momentos entre mãe e filha podem ser tão ricos em carinhos e aprendizagens! Infelizmente, muitas vezes, quando se aproxima o aniversário de um filho, nem sequer colocamos a hipótese de fazer o bolo "em família"... Por um lado porque o tempo de que dispomos é sempre muito escasso, mas por outro porque não nos passa pela cabeça ter tal trabalheira!

Eu quis fazer um bolo para a minha filhota quando ela fez o seu meio aninho... E foi com ela, sentada na sua cadeirinha, na cozinha e pronta para ajudar (lol), que me lancei na aventura!
O resultado final, em termos de design, não se compara aos bolos chiques que estão agora em voga, mas o sabor estava delicioso... E sabem porquê? Porque a sua confeção teve um ingrediente secreto usado durante toda a preparação: MUITO AMOR!

Deixo aqui a receita para que possa presentear as vossas papilas gustativas!

Ingredientes:
(Para 10 pessoas)
Massa
500 gr de açúcar
12 ovos
200 gr de farinha
(com fermento)
350 gr de chocolate preto
(culinária, de preferência com 70% de cacau)
200 gr de manteiga

Cobertura
150gr de chocolate preto
(culinária, de preferência com 70% de cacau)
50 gr de manteiga

1º Passo: Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, de preferência sem se notar o granulado do açúcar.



2º Passo: Derreter 350gr de chocolate com 200gr de manteiga e misturar o resultado ao creme das gemas (feito no passo 1).



3º Passo: Juntar a farinha, pouco a pouco, ao creme obtido no passo 2. (É um processo um bocadinho demorado e não muito fácil, mas é importante que a farinha fique bem dissolvida)



4º Passo: Bater as claras em castelo, bem firme, e envolver ao creme obtido no passo 3.



5º Passo: Levar ao forno (de preferência numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha) a 180º durante aproximadamente 20/30 minutos.
(Dica: espetar um palito no centro do bolo para verificarem a cozedura. Não deixarem o bolo ficar seco, é bem mais saboroso se ficar húmido!)



6º Passo: Derreter 150gr de chocolate com 50gr de manteiga e usar o resultado para cobrir o bolo!

7º Passo: decorar o bolo, e já está!!!

Espero que gostem...

Podem seguir o "Fraldas e Baldrocas!" aqui.


6 comentários:

  1. Olá ;)
    Eu também sou mamã de 1ª viagem e também adoro chocolate!
    Amo esta receita e o bolo tem excelente aspecto.
    Parabens.
    Betis
    http://www.atitudezen.pt/

    ResponderEliminar
  2. granda aspecto! fiquei com vontade de fazer. ando a conhecer as amantes do verão. tens um giveaway chanel no meu blog. beijinho

    ResponderEliminar
  3. Espectáculo! Ainda no outro dia fiz um post sobre o mesmo tema, como era mágico fazer com a minha mãe o meu bolo de anos... :) É das recordações de infância mais ternurentas que tenho e também quero que os meus filhos as tenham. Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...