Criopreservação, 1#

Criopreservação das células estaminais... Tantas vezes fomos "bombardeados" com informações e ofertas de diferentes empresas durante a gravidez! Chegámos a um ponto em que não sabíamos por onde nos virar, de tantas que eram as opiniões acerca deste tema!
Para quem estiver à espera de um bebé, certamente que se encontra no mesmo dilema do que nós (há uns tempos atrás):



Quanto à primeira dúvida - fazer ou não fazer - foi a mais fácil de superar. Decidimos logo que iríamos usufruir dos serviços de criopreservação. Quando nos disseram que existia uma pequena (muito pequena) possibilidade delas poderem vir a ser úteis, não hesitámos. Preferimos abdicar de outras coisas para poder ter as células da Princesa preservadas!

Segunda dúvida: fazer no público ou no privado?
Nesta fase, a decisão implicou muita pesquisa. Mas acabámos por decidir-nos pelo privado. Existem muitas vantagens e desvantagens num lado e noutro mas aquilo que determinou a nossa decisão foi o seguinte: se um dia precisarmos de usar as células da Pipoca, só uma empresa privada é que nos pode garantir que elas estarão disponíveis. Já no público não é bem assim: ao fazermos a criopreservação na Lusocord (banco portugês), estamos a doar as células ao banco nacional, pelo que poderão não estar disponíveis se um dia precisarmos delas (poderão ter sido usadas com outra pessoa compatível ou simplesmente para fins investigativos).

É óbvio que numa sociedade perfeita, todos haveríamos de doar as células dos nossos filhos ao banco público... Mas a verdade é que quando tomamos decisões que podem influenciar o futuro dos nossos tesouros, temos tendência a deixar o egoísmo vencer o altruísmo! (Falo por mim!)
E por isso é que existem os bancos privados! E por isso é que é são tão caros os serviços de criopreservação! E será por isso que existem iniciativas como esta que nos permitem fazer a criopreservação sem gastar um tostão????

Eu consegui: vejam neste post como fiz!


Podem seguir o "Fraldas e Baldrocas!" aqui.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...